Ativista
cultural cariaciquense participa de festival internacional
O ativista cultural Edmar Joaquim da Silva, o Mestre Ferreiro de D'Jah, 64, radicado em Cariacica, participou do 13º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o Chocolat Bahia 2022, realizado na cidade de Ilhéus, no período de 21 a 24 de julho de 2022.
O evento é considerado o maior da América Latina e representa uma das maiores riquezas do Brasil, o cacau.
Ferreiro D'Jah foi uma das atrações do encontro na parte cultural onde apresentou performance de dança do gênero primitivo-contemporâneo, baseada em ritmos ao sons de canto de pássaros e sons de chuva, além da 5ª Sinfonia de Beethoven.
Sua participação no evento teve o apoio do presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade, e de outros artistas e intelectuais baianos.
Além da participação no Chocolat Bahia 2022, Mestre Ferreiro D'Jah, apresentou sua performance na 5ª Festa Literária da Academia de Letras de Ilhéus, que teve a presença da filósofa Viviane Mosé. Na oportunidade, Mestre Ferreiro D'Jah presenteou a filósofa com a camiseta do congo de máscaras de Cariacica.
"Participar de uma mostra literária e um festival internacional na Bahia, foi super gratificante. Conheci pessoas de vários aspectos, pensamentos e ideias, com 'gosto de gás' e a garra de um povo feliz e alegre. Tive contato com profissionais que amam a arte e a cultura popular, como poetas, bailarinos e artistas do circo, vários segmentos de paz e amor. Minha despedida da Bahia marca minha volta para um povo de cultura igualmente forte, a cultura do congo, ticumbi, jongo e capoeira do Espírito Santo", reflete o Mestre.
A viajem de Edmar foi financiada com recursos próprios e seu deslocamento foi facilitado pela gratuidade na passagem de ônibus interestadual. Edmar agradece especialmente aos membros do PCdoB do Espírito Santo e do Sul da Bahia pelo reconhecimento de seu trabalho e apoio, e agradece a Deus pela força e fé que carrega consigo.
As Palhetadas são do rock e apoiam nossos artistas populares.
Do seu editor do underground cariaciquense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Palhetadas agradecem!