segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Ativista cultural cariaciquense participa de festival internacional

Ativista cultural cariaciquense participa de festival internacional


O ativista cultural Edmar Joaquim da Silva, o Mestre Ferreiro de D'Jah, 64, radicado em Cariacica, participou do 13º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, o Chocolat Bahia 2022, realizado na cidade de Ilhéus, no período de 21 a 24 de julho de 2022.

O evento é considerado o maior da América Latina e representa uma das maiores riquezas do Brasil, o cacau.

Ferreiro D'Jah foi uma das atrações do encontro na parte cultural onde apresentou performance de dança do gênero primitivo-contemporâneo, baseada em ritmos ao sons de canto de pássaros e sons de chuva, além da 5ª Sinfonia de Beethoven.

Sua participação no evento teve o apoio do presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade, e de outros artistas e intelectuais baianos.

Além da participação no Chocolat Bahia 2022, Mestre Ferreiro D'Jah, apresentou sua performance na 5ª Festa Literária da Academia de Letras de Ilhéus, que teve a presença da filósofa Viviane Mosé. Na oportunidade, Mestre Ferreiro D'Jah presenteou a filósofa com a camiseta do congo de máscaras de Cariacica.


Nas palavras do ativista cultural Edmar Joaquim da Silva, sua ida para Ilhéus foi a busca de um sonho a realizar.

"Participar de uma mostra literária e um festival internacional na Bahia, foi super gratificante. Conheci pessoas de vários aspectos, pensamentos e ideias, com 'gosto de gás' e a garra de um povo feliz e alegre. Tive contato com profissionais que amam a arte e a cultura popular, como poetas, bailarinos e artistas do circo, vários segmentos de paz e amor. Minha despedida da Bahia marca minha volta para um povo de cultura igualmente forte, a cultura do congo, ticumbi, jongo e capoeira do Espírito Santo", reflete o Mestre.


Mestre Ferreiro D'Jah ficou na cidade de Ilhéus por 17 dias e sua ida teve o apoio de vários artistas e intelectuais de Cariacica, recebendo naquela cidade o mesmo apoio em sua chegada, que o faz expressar agradecimentos a Paulo Índio (vereador do PCdoB), Samira Andrada (de nacionalidade argentina), Pawlo Cidade, Paulo Henrique de Oliveira (Linguiça), mestre de capoeira Aldeci Beiçola, Dona Rosângela Sarandi, mestre de capoeira Jefinho e equipe, seus filhos Gerdane, Andreza, Rayza e Edmar Junior, Meirivan Báfica (membra do PCdoB), Ted da Gráfica Cariacica, Jacques Douglas (presidente da Academia Cariaciquense de Letras), amigos e vizinhos.


A viajem de Edmar foi financiada com recursos próprios e seu deslocamento foi facilitado pela gratuidade na passagem de ônibus interestadual. Edmar agradece especialmente aos membros do PCdoB do Espírito Santo e do Sul da Bahia pelo reconhecimento de seu trabalho e apoio, e agradece a Deus pela força e fé que carrega consigo.

As Palhetadas são do rock e apoiam nossos artistas populares.

Do seu editor do underground cariaciquense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Palhetadas agradecem!