O grupo musical João Bananeira colhe bons resultados com suas belas composições e integração de instrumentos elétricos e acústicos que unem o folclore local e as vivências do homem na cidade, seus amores, desejos e realizações.
As letras são intimistas e inspiradas principalmente nas experiências de vida do compositor e intérprete Jefferson Araújo.
Em suas composições, Jefferson traz suas experiências pessoais em meio á contemplação da natureza, parte relatado na música A Rosa de Plástico.
A Rosa de Plástico
Jefferson Araújo, Guilherme Knneipp, Danilo Debona
As folhas velhas vão
Pra dar lugar às novas
Na vida nada é em vão
Oh, Tempo! Tudo renovas
Entreguei meu amor
A uma rosa de plástico
Eu fui um sonhador
Num realismo fantástico
Além das experiências pessoais, as composições da banda buscam realçar o folclore e a cultura local, desejo que expressam no próprio nome do grupo, João Bananeira, personagem do folclore cariaciquense que foi tornado patrimônio imaterial do município de Cariacica.
Assim, a banda reafirma suas origens nos extensos bananais de Roda D'Água e nos pubs de Campo Grande, compondo músicas ao estilo world music e mostrando que também bebem da fonte do congo, o que pode ser constatado na música e letra de Roda D'Água.
Roda D'Água
Jefferson Araújo, Felícia Scabello, Wilberth Silva, Danilo Debona
Roda, roda, roda,
roda, roda Roda d'Água.
Os sons misteriosos do congo
em torno do Moxuara.
Roda Pássaro de Fogo,
Mestre Álvaro a pousar.
Toda noite "avoa" de novo
pro seu amor encontrar
Além da temática folclórica e da inspiração na cultura do município, a banda mescla os sons elétricos da guitarra de Jacques Zoopatia com os sons acústicos de Wilberth Silva, que traz os tambores de congo, a casaca e todo o poder da senzala e do passado de nossos ancestrais.
Os artistas da banda a definem como um projeto musical em construção e que todo seu potencial poderá ser contemplado quando lançarem seu primeiro álbum com os recursos da Lei João Bananeira, na qual foram contemplados, devendo apresentar os resultados até meados de 2023.
Até lá, fãs, curiosos e amantes da boa música poderão conferir o valor dessa banda em eventos culturais do município.
A imagem acima foi registrada quando o grupo João Bananeira se apresentou no evento Sábado Cult, patrocinado pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT), no dia 30 de abril de 2022, no Espaço Cultural do Edifício Tiffany Center, na Praia do Canto, Vitória/ES.
Boas vibrações no rock e na música universal, nos vemos por aí!
Do seu editor do underground, Jacques Zoopatia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Palhetadas agradecem!