quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Cineclube Ambiental Entrega Primeiro Vídeo Documentário

Cineclube Ambiental Entrega Primeiro Vídeo Documentário

Cineclube Ambiental conclui vídeo documentário
sobre a lagoa Araruama, em Nova Esperança
Foto: Dauri Correia


O conteúdo deste blogue (texto e imagens)
é de livre circulação, desde que citada a fonte.

Caso o leitor Audima falhe, adicione a extensão para
Google Chrome no link Selection Reader (Text to Speech).


O projeto Cineclube Ambiental entrega à comunidade cariaciquense o primeiro vídeo documentário ora produzido pelo núcleo cineclubista do bairro Nova Esperança.

O vídeo trata da preservação da lagoa conhecida como Araruama, localizada entre os bairros Morrinhos, Nova Esperança e Vila Merlo.

Assista ao vídeo abaixo e acompanhe as reivindicações da comunidade de Nova Esperança.




A lagoa, desde o início da formação do bairro, faz parte da vida dos moradores da região, ora servindo como fonte de manutenção das atividades diárias, ora como fonte de diversão e lazer.

Em 2010, a lagoa foi contemplada com a proposta de criação de um parque em seu entorno, o que preservaria seus mananciais. No entanto, o projeto de criação do parque nunca foi realizado pelo poder público municipal.

Os vídeos foram produzidos por câmeras semiprofissionais e telefones celulares, sendo utilizados gravadores digitais e programa profissional de edição de vídeo

Os entrevistados foram indicados dentre os mais antigos do bairro, moradores com 30 anos de residência, em média, e que deram seu depoimento em relação à importância de se preservar um bem tão valioso quanto a lagoa Araruama

Foram semanas de formação ambiental, comunicação comunitária e produção audiovisual, com profissionais como Dauri Correia, geógrafo e ativista ambiental, Paulo Henrique de Oliveira, técnico ambiental e cineclubista, e o jornalista Jacques Mota.

O projeto, aprovado na Lei João Bananeira e que também teve apoio do vereador André Lopes, foi apresentado à comunidade cariaciquense no dia 19 de abril de 2018, escolhendo Nova Esperança como um dos oito pólos para formação de uma rede cineclubista em Cariacica, um de seus objetivos.

Nova Esperança localiza-se entre Cariacica Sede e Nova Rosa da Penha, compondo a Região 8, juntamente com os bairros Vila Cajueiro, Pica Pau e Vila Progresso.


Acima, parte da equipe que ficou responsável pela captação de imagens e entrevistas

Lá, o Cineclube Ambiental teve o apoio da Associação de Moradores de Nova Esperança (AMONE) e do projeto social Fé e Alegria, que cedeu o espaço para as oficinas.

Jovens e adultos participaram da formação e interagiram com a proposta do projeto de formar uma rede cineclubista em Cariacica.

Como resultado objetivo dessa vivência, Cariacica ganhará a formação de cineclubes, jovens e adultos com capacidade de disseminar uma ampla conscientização ambiental e a produção de documentários sobre os problemas ambientais nos bairros.

O tema escolhido pelo grupo para figurar no documentário foi a criação do Parque Municipal Lagoa Progresso, no entorno da lagoa Araruama, que até hoje não foi implementada pelo poder público local, apesar da existência da Lei 4.814/2010

Como prática dos projetos culturais do coletivo que impulsionou o Cineclube Ambiental, coletivo Cariacica Underground, a trilha sonora do documentário é composta por músicas dos grupos cariaciquenses RHC e Zoopatia, eternos representantes da música underground.

Esse é mais um projeto cultural apoiado pelas Palhetadas do Rock e por Jack Zoopatia (jornalista Jacques Mota).

Até as próximas Palhetadas!










8 comentários:

  1. Quem participou das oficinas do Projeto Cineclube Ambiental enxergou o alcance e a mobilidade que a "ferramenta" cineclube pode ser um instrumento coletivo.
    Parabéns Comunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo professor Dauri, essa ferramenta mobiliza pessoas de forma lúdica, levando-as à participação social tão necessária nos dias de hoje, mantendo o diálogo com os poderes públicos e garantindo os direitos inalienáveis das comunidades.

      Excluir
  2. Meus parabéns jacques mota, por passar o seu conhecimento em capacitar nos moradores do Bairro Nova Esperança.você fez um lindo trabalho mostrando a importância da lagoa em nosso Bairro foi muito produtivos e interessante passar a história da lagoa aos novos moradores dessa comunidade obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns jacques mota, por passar o seu conhecimento em capacitar nos moradores do Bairro Nova Esperança.você fez um lindo trabalho mostrando a importância da lagoa em nosso Bairro foi muito produtivos e interessante passar a história da lagoa aos novos moradores dessa comunidade obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Clarice... foi um prazer poder contribuir com vocês e presenciar a vontade que vocês mantiveram no projeto... agora vamos estamos desenvolvendo esse mesmo projeto nos bairros Oriente, Nova Brasília e Bela Vista... boa sorte pra nós...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos os envolvidos. Dauri, Jacques e demais, só pessoas dispostas e bem intencionadas para com a comunidade. Particularmente, gostaria que vcs continuassem com essa visão garra e não deixem que "alguem" se apodere do trabalho de vcs para benefícios políticos próprio e/ou desse gestão fraca e limitadíssima tecnicamente. Qualquer atitude operacional de apoio ao projeto não é mais do que mera obrigação. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rodnei, estamos à disposição sempre dos bairros e dos moradores de nossa amada Cariacica... e, sim, temos cuidado, muito cuidado com os interesses obscuros... muito obrigado...

      Excluir

As Palhetadas agradecem!