Já se passaram dez anos desde o primeiro edital da Lei João Bananeira... e vinte e sete anos desde o 1º e 2º Fest Rock em Campo Grande, realizados em 1992 e 1994, os maiores shows de rock que Cariacica já realizou.
Nos anos 90 não existia uma secretaria de cultura, mas tão somente um "departamento de cultura, esporte e lazer", que se resumia a uma pequena sala com paredes de divisórias bege, sem janela, sem telefone, uma mesa de escritório daquelas bem simples e umas cadeiras velhas, no mesmo prédio que hoje abriga a prefeitura.
Lembro-me que naquela época nossa luta em Cariacica era pelo reconhecimento do segmento cultural com a criação de uma secretaria de governo, e não apenas um departamento.
Nos corredores da prefeitura, era fácil encontrar Hudson Braga, que já era um militante da cultura "bosta seca", e eu, com meus amigos punks, herdeiros do rock nacional, tentávamos emplacar algum apoio da prefeitura para um show underground.
Tempos difíceis (décadas de 80 e 90) em que a cultura era entendida como um aglomerado de pessoas em frente a um palco com uma atração especial, geralmente covers de artistas como Xuxa, RPM e Menudos.
Os maiores acontecimentos culturais eram os comícios políticos que fechavam a Expedito Garcia ou a Avenida Campo Grande, com bandas e cantores famosos.
Os maiores acontecimentos culturais eram os comícios políticos que fechavam a Expedito Garcia ou a Avenida Campo Grande, com bandas e cantores famosos.
Aos artistas locais, a prefeitura, na época sob a administração de Aloízio Santos, oferecia uma caixa acústica de voz e um microfone para aqueles que pediam apoio.
Naquele período, os dois Fest Rock foram campeões de audiência nos meios de comunicação e entre o público, alcançando mais de 5 mil jovens presentes em uma só edição.
Historicamente, os Fest Rock em Campo Grande só perdem para os "Carnajoões" e para o show do Paul McCartney.
Bons e velhos tempos de rock and roll em nossa amada Cariacica.
Hoje, a Lei João Bananeira é que é a campeã: importante no apoio aos artistas, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cultural do município.
Acima, parte da equipe responsável pela Secretaria de Cultura: Evelyn, Renata, Juninho (prefeito) e Erildo (secretário) |
Parabéns a todos nós pelos dez anos dessa conquista.
Do seu editor punk, com vários projetos aprovados na Lei João Bananeira, TUDO PELO ROCK!
Jack Zoopatia na Caravana Punk (2009 a 2012) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As Palhetadas agradecem!