Coletivo Cariacica Underground:
na Rua
Representantes do coletivo Cariacica Underground: Alex Siqueira, Marcelo Silles, Tiago Santos, Jack Zoopatia, Paulo Henrique Linguiça, Múmia, Erildo Denadai (secretário de cultura) e Samara Segades. |
No último dia 26 de outubro de 2017, numa quinta-feira, o coletivo Cariacica Underground foi recebido pelo Secretário de Cultura do município, Erildo Denadai, para uma apresentação formal e propostas de parceria para fortalecer a cena underground local.
Um dos objetivos da reunião foi de uma associação entre as entidades para executar o projeto "Underground na Rua", idealizado pelo grupo e que propõe a circulação de um modelo de intervenção cultural em conjunto com as comunidades locais.
O projeto prevê a exibição de grupos musicais, teatro, oficinas, cineclubismo, feira de trocas, feira de vinis, feira de alimentos, apresentação da cultura hip hop, skate e bike, dentre outras manifestações da cultura underground.
A proposta também contém a intenção de promover os talentos artísticos residentes nos bairros visitados. Por isso a atuação das associações de artistas e de bairros será fortemente incentivada a partir de encontros com a organização do projeto.
As intervenções vão seguir um calendário que prevê sua circulação nas praças dos bairros Oriente, Nova Brasília, Rosa da Penha, Itacibá, Jardim América, Campo Grande, São Geraldo, Itaquari, Vila Palestina e outros que ainda serão indicados.
De acordo com o coletivo, a ocupação de espaços públicos por movimentos sociais da comunidade é uma realidade há muito praticada e que o underground cariaciquense deve incrementar.
Segundo Jack Zoopatia, essa relação com o poder público é obrigatória pois o underground possui várias faces. "Uma face é da rua e de protesto e contestação, mas também há uma face de contato com outros seguimentos da sociedade", diz.
De acordo com Paulo Henrique Linguiça, desde o início dos anos 90, os militantes da cena buscaram novos nichos para suas manifestações políticas, sociais e de contracultura. "Nos juntamos a movimentos sociais e não nos separamos dele. Hoje, temos que realizar esse diálogo e ocupar um espaço que nos pertence", completa.
O coletivo Cariacica Underground é formado principalmente por representantes da cena cariaciquense e está aberto à participação de todos que quiserem fortalecer o movimento. Dentre os membros, alguns se mantém em atividade desde o final da década de 80.
As Palhetadas são do rock e o underground está nas ruas.
Do seu editor de sempre, nos encontramos na cena!
Parabéns pela matéria e vida longa ao Coletivo!
ResponderExcluirValeu Juliana gama, você faz parte dessa construção...
Excluir