quinta-feira, 18 de junho de 2015

A Cariacica Underground das Décadas de 80 e 90

A Cariacica Underground das Décadas de 80 e 90

A imagem mostra um ônibus Mercedes-Benz, com carroceria Caio, nos anos 50. Pertencia à Viação Planeta, fundada pelo empresário Floriano Rangel Mendonça. O transporte de passageiros urbano provavelmente surgiu em Vitória com a linha entre Vitória e Cariacica. (Texto e imagem de http://www.museudantu.org.br)


Desde Tchu Tchu no Parque, com 217 acessos até agora, estando entre os dez posts mais acessados do blog, estávamos analisando o mapa conceitual de nossa amada Cariacica underground.



Esse é um mapa que elaboramos há algum tempo, com a ideia de iniciar mais um de nossos projetos de registro de tudo aquilo que fizemos e "deixamos pra lá..." mas não esquecemos.

Nossa intenção é, a partir desse esboço, atualizá-lo com as lembranças de quem tiver mais nomes, datas e fatos importantes ou folclóricos.

O critério utilizado para estar presente nesse mapa é o de ter participado da cena cultural local com alguma expressão autoral ou ter representado "foco" aglutinador de expressões culturais underground autênticas.

Será um trabalho de reconstituição da época e da cena a partir dos relatos de quem viveu como protagonista, incorporando sua alma artística e participando de festivais e encontros culturais, levando à frente o nome de nosso município do rock.

Essas décadas deram bons frutos...

Dilio Sergio Lyra, esperando na janela a bela morena passar... fez parte do grupo Moxuara e grupo Brigida De La Penha. Sua carreira iniciou-se "solo" e continua assim, depois de um rico percurso na cena musical Carijaciquense. (Imagem do acervo do artista)

Ganhamos prêmios nacionais de música (Dilio Sergio Lyra), batemos recorde de exibições em teatro (Hudson Braga), alcançamos a maior venda de álbum musical no Estado (Moxuara) e somos conhecidos como reduto underground, graças a todos nós...

Hudson Braga, no teatro, levou longe o nome Cariacica. (Foto em http://seculodiario.com.br, acessada em 18/06/2015)

Lembro-me que nas décadas de 80 e 90 estávamos distantes das leis de incentivo à cultura. Como fazíamos? Sós ou bem acompanhados... era assim que fazíamos...

Recorríamos aos centros comunitários como o de Rosa da Penha, às comunidades de bairro e suas festas, lutávamos pela criação de um espaço cultural em Campo Grande, o que culminou na criação do Centro Cultural Frei Civitella Di Trento, que passou a acolher muitas de nossas manifestações.

Outras vezes, exigíamos do poder público que cumprisse seu papel como fomentador da cultura local.

Lembro-me que a "cultura", para o poder público da época, era materializada numa sala comum, com uma mesa e cadeiras velhas, dentro de uma das secretarias municipais.

Naquelas salas e ante salas sempre encontrávamos as mesmas "figuras" em busca de alguma promessa de apoio...

Nessas décadas, o lema corrente da juventude clamava por acesso à saúde, cultura e educação.

Hoje nossa perspectiva de direitos ampliou-se. Queremos direito à informação, à tecnologia, ao consumo, e à cidadania digital... e muito rock também...

Agora temos nossa lei de incentivo cultural e uma recente secretaria de cultura.

Parabéns a todos nós por nossa história que gerou frutos e exemplos a serem seguidos, frutos que colhemos ainda nos dias de hoje...

Então, apresento-lhes nossa Cariacica Underground...

Aos navegantes do blog, fiquem à vontade para atualizar nosso mapa conceitual...

Tudo pelo rock!



8 comentários:

  1. Ainda faltou o grande Edvan Freitas. Podem perguntar a ele se ele é ou não é underground. São muitas batalhas que um artista como ele enfrenta. Edvan está na turma da década de 90 e anos 2000. Vai ser entrevistado, com certeza... Tudo pelo rock!

    ResponderExcluir

  2. Para situar, o RHC é uma banda cariaciquense de hard core e punk rock remanescente da década de 80,1.988 atuante até os dias de hoje, da qual Zota fora seu primeiro vocalista.
    Banda RHC 27 anos atrás: Zota, sem chinelas, no vocal, Márcio Malacarne (guitarra), Reginaldo Porquinho (bateria) e Bill (contrabaixo)..

    ResponderExcluir
  3. Ok, pessoal, não precisam quebrar tudo... já está feita a retificação e a inclusão do grande Edvan Freitas... punk até na alma...

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos de Rock (galera do Colegio do Padre (Elcio galacha, Max Macedo, Tonel, Oldair e muita gente boa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso camarada... que bom que o texto trouxe boas recordações a você... vamos realizar as entrevistas e publicá-las no blog... vai ser massa, como dizíamos a décadas atrás... valeu pelo comentário...

      Excluir
  5. É uma honra ver (ler) meu nome nessa lista de grandes artistas de Cariacica.
    Conte sempre comigo.
    Sucesso e grande abraço
    Dilio Lyra

    ResponderExcluir
  6. E tem mais, grande Dilyo... Você será o primeiro entrevistado... Aguarde as Palhetadas...

    ResponderExcluir
  7. Estamos à disposição. A honra fica maior ainda.

    ResponderExcluir

As Palhetadas agradecem!