quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Cariacica celebra o underground

Cariacica celebra o underground


O dia 05 de novembro de 2024 tornou-se o dia em que a cultura underground e a cultura jovem de rua do município de Cariacica foram homenageadas pelos seus mais de 40 anos de realizações.

O evento foi realizado no salão nobre da Câmara de Vereadores de Cariacica, representando o anseio de toda uma geração de jovens. A data escolhida para a cerimônia especial foi o Dia Nacional da Cultura.

Na abertura, o público pode contemplar a obra musical autoral de Denisson Nunes, artista cariaciquense também homenageado, e a performance corporal-poética "Alma do artista", performatizada pelo poeta e dançarino Mestre Ferreiro D'Jah.

Denisson Nunes
www.palcomp3.com.br/denissonnunes

A abertura se encerrou com a exibição do vídeo-colagem "Lembranças do Underground", especialmente preparado para o evento, com depoimentos e homenagens.

O vídeo foi produzido pelo coletivo libertário Faça Você Mesmo!, para relembrar os tempos duros da ditadura e o quanto é preciosa a liberdade de expressão artística. No vídeo, o jornalista Jacques Mota lembrou que a juventude dos anos 1980 enfrentou o descrédito e teve como herança "o silêncio imposto pelos anos de chumbo", obstáculos que tiveram que transpor.

Acima, o vídeo-colagem em homenagem ao underground de Cariacica

O vídeo trouxe uma bela homenagem ao músico premiado nacionalmente Dílio Lyra, considerado o primeiro artista underground de nossa história, uma trajetória que ainda será contada.

A cultura Hip hop foi especialmente lembrada através da presença da historiadora Thays Ferreira e demais representantes dessa cultura que tornou-se a maior expressão contemporânea da juventude.

A historiadora também foi homenageada, protagonizando a leitura da "Carta do undergound", datada de 9 de maio de 2017, a qual deflagrou o movimento de fundação do coletivo Cariacica Underground e criação da Câmara de Arte Contemporânea junto ao conselho de cultura do município, o que se deu em 2018.

A historiadora Thays Ferreira faz a leitura da "Carta do Underground", acompanhada pelo mestre de cerimônia Namy Chequer

O evento foi viabilizado pelo vereador do undereground Marcos Palinha (PCdoB) e pelo presidente da ONG Instituto Social Capixaba (ISC), Nelson Baby. A cerimônia foi dirigida pelo jornalista Namy Chequer, que muito bem soube direcionar  o evento conforme os preceitos de liberdade de expressão e dinamismo que o underground requer.

Também prestigiaram o evento o vereador mais votado na última eleição, o médico Fernando Santório e o secretário municipal de cultura, Denilson José de Oliveira.

Mesa de honra

O evento teve algo de muito especial para toda a cultura jovem de rua e cultura undeground, além do encontro e reconhecimento. Durante a celebração foi anunciado que seria protocolado pedido assinado por todos os presentes requerendo ao vereador Marcos Palinha que fosse instituído em nosso município o Dia da Cultura Jovem, a ser comemorado no dia 29 de outubro, uma referência ao maior encontro da cultura jovem já realizado em nosso município, que foi o Fest Rock, em 1992.

Assim deixamos o underground mais rico e com uma vida próspera para o futuro.

Até as próximas Palhetadas do Rock!!!

 








2 comentários:

As Palhetadas agradecem!