domingo, 6 de abril de 2014

A farsa da Indústria sobre o Nirvana e o grunge de Seatle

A farsa da Indústria sobre o Nirvana e o grunge de Seatle



Na esteira dos 20 anos de morte de Kurt Cobain, as Palhetadas do Rock vêm desvendar uma das maiores fraudes da música rock de todos os tempos: a farsa de Seatle.



Assim como Elvis Presley, Roberto Carlos e Frank Sinatra, Kurt Cobain foi uma marionete escancarada do mercado fonográfico, neste caso, do mercado americano. 

Seatle é uma fraude porque foi montada pela indústria da música, só por isso ela existe. E o Nirvana também.



Não se pode desmerecer a inovação e vigor musical dele. Mas Kurt foi construído. Nem mesmo ele sabia disso, talvez nem imaginasse. Mas a história nos mostra muito bem as “arapucas” do mercado.

Michel Jackson que o diga.

Kurt foi usado e abusado por uma indústria vil. Ainda hoje, são milhões de dólares que sua imagem movimenta. Assim é a cultura pop. 

Não é isso que interessa aos amantes e seguidores do rock and roll. Isso interessa à indústria. Mas sem ela, Kurt ou o Nirvana existiriam? Eis a questão...



Poderiam sim existir no limbo, no underground, mas a história os esqueceria. 

Todos querem entrar no mercado, até o Zoopatia e o Phossatery também queriam. Ninguém quer ficar só no limbo, só no underground

Quem conhece a história do Led Zeppelin sabe que a banda não foi feita ao acaso. Houve sim muito profissionalismo e visão de mercado para sua formação. 

É assim que funciona.

Mas por que afirmamos ser uma fraude?


Como um álbum pode vender mais de 1 milhão de cópias em dois meses, caso de Nevermind?

Marketing? Propaganda? Talento? Acaso? Certamente um pouco de cada. 

Sem talento, sem esperança! 

É o que observamos em bandas de garagem que simplesmente copiam a postura, as músicas e até o timbre de voz do Kurt.

Com tanta influência que causou o Nirvana, somente teremos algo bom e original daqui a vinte anos. Então o mercado fará surgir um novo Nirvana, um novo Kurt.



Dentro de cada um de nós há um Kurt Cobain, mas certamente não chegaremos a tanto: sexo, drogas e rock and roll, tudo misturado? Só se quisermos encontrar o Kurt, mas está cedo pra isso...

Do seu editor punk... 

TUDO PELO ROCK!

7 comentários:

  1. Não dá pra entender se vcs gostam ou não de Nirvana, ou da antiga cena do começo dos anos 90 de Seattle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, parceiro. quando escrevemos o texto, quisemos criticar a indústria fonográfica, que constroi e destroi ídolos... Pensamos que casos como o do Nirvana tenha uma mistura de acaso também, mas é inegável, eles marcaram a história do rock porque, além de tudo, eram muito bons, tanto que tá demorando a surgir algo tão marcante... nos desculpe pela dubiedade do texto, mas não soubemos fugir dela. O Nirvana foi a maior banda de rock dos últimos tempos, sem dúvida, e gostamos muito de ouvir.... grande abraço do punk de sempre... TUDO PELO ROCK!

      Excluir
  2. Eu adoro Nirvana. :) Vcs não colocaram o nome das musicas nem o simbolo do youtube/link nos videos para acessar,via youtube, se puderem concertar isso, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, achamos que é muito válido colocar os links, será feito... obrigado pela participação... também adoramos o Nirvana, lembra muito o som da minha banda punk, Zoopatia... grande abraço...

      Excluir
  3. Não é fraude ou farsa, Kurt Cobain se construiu, a indústria apenas o moldou para lucrar sobre isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... isso mesmo... obrigado pela participação e desculpe a demora na resposta...

      Excluir
    2. No entanto, é muito estranho no principal alb da banda o baterista oficial não tocar todas as músicas, aparecer um solo que não foi Kurt qum criou e outras músicos desconhecidos participarem em algumas faixa. Quem teria interesse nisso?

      Excluir

As Palhetadas agradecem!