sábado, 19 de maio de 2018

Cariacica Anos 80 em Vinil

Cariacica Anos 80
em Vinil




Aos fuck rockers de plantão... saibam que os punks estão buscando seus caminhos...

Depois de um período sem nossas Palhetadas do Diabo... ops... foi mal... me desculpem os puristas ou moralistas que têm medo do desconhecido, é apenas uma expressão do multiculturalismo.

Em verdade, vos digo, os punks vão nos brindar, em breve, com o registro mais importante de todos os tempos.

Trata-se da prensagem em vinil das músicas autorais dos grupos musicais cariaciquenses da gema, Zoopatia (1987) e Resistência Hard Core (1988), atuantes até os dias de hoje, é claro, nem tanto quanto o Pé na Cova.

No Espírito Santo, Cariacica é reconhecida como um celeiro do underground capixaba pelo historiador e monografista da estética punk Alberto Vidal (VIDAL, A. B. Skins e punks na Grande Vitória 1982 a 1992: a música como fator de união/divergências e ideologias como fator de cisão. Vitória: Faculdade Saberes, 2009).

Além dele, o movimento underground capixaba é destacado nacionalmente no registro do jornalista e escritor Silvio Essinger (ESSINGER, S. Punk: anarquia planetária e a cena brasileira. São Paulo: 34, 1999), que escala a banda Mukeka Di Rato como uma das melhores bandas da geração do punk brasileiro.


As bandas Zoopatia e RHC estão nas bases desse movimento juvenil, sendo produtos da cultura urbana contemporânea, compondo o que se denomina cena cultural underground, e reconhecidos como pioneiros do Movimento Punk no Estado do Espírito Santo, com inúmeros registros de sua atuação em jornais de circulação local (A Gazeta e A Tribuna).



Um dos registros mais recentes de sua importância deu-se pela obra do jornalista e músico José Roberto Santos Neves (NEVES, J. R. S. Rockrise: a história de uma geração que fez barulho no Espírito Santo. Vitória: Do Autor, 2012), em que descreve a influência das bandas Zoopatia e RHC na cena cultural dos anos 80 e 90.



Outros registros de sua influência estão neste blog devidamente documentados.

Os grupos musicais continuam ativos e têm em sua formação músicos fundadores, tanto o Zoopatia, com Jacques, guitarrista e arranjador, quanto o RHC, com o polêmico Linguiça, vocalista e letrista.

Os demais componentes das bandas são membros do movimento underground da época e compuseram os grupos já na década de 90, dominando seus instrumentos e a arte do punk, traduzindo os sons da rua em música. São eles, Gustavo Fraga, Seco da Silva e Oswaldo De Lima.


Parte do produto final será oferecido à comunidade local e outra parte, para vendas e trocas.

O projeto foi aprovado no edital atual da lei João Bananeira e ainda está sendo analisado. Esperamos ansiosos pelo resultado positivo.

Desde o final da década de 80 seus membros, principalmente Paulo Henrique de Oliveira, o Linguiça, e Jack Zoopatia, continuam em atividade na cena cultural cariaciquense, não tanto quanto gostariam.

Seu envolvimento na cena atual é forte no incentivo à diversidade cultural no município e à valorização dos trabalhos autorais em todas as suas manifestações.

Hoje, ambos fazem parte do coletivo Cariacica Underground, executando diversos trabalhos de formação social e cultural nas comunidades do município.

O projeto é o registro de parte de nossa história cultural que ainda pulsa nos guetos e nas ruas de Cariacica, para que todo o esforço e luta culturais despendidos ao longo das décadas de 80 e 90 não sejam esquecidos no tempo.

RHC e Zoopatia: primeiras bandas punk de Cariacica

Punks unidos pela formação política e cultural de todos





















Nos links a seguir podem ser apreciadas algumas publicações sobre as bandas Zoopatia e RHC:


É isso, os projetos não param e a consciência social só aumenta... bons ventos guiem o underground em nossa amada Cariacica Bosta Seca...

TUDO PELO ROCK!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Palhetadas agradecem!