sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

10 anos de Lei João Bananeira e 25 anos de Fest Rock

10 anos de Lei João Bananeira e 25 anos de Fest Rock

Acima, os contemplados do ultimo edital da Lei João Bananeira recebendo o diploma de aprovação em cerimônia oficial no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, no dia 1° de dezembro de 2017

Já se passaram dez anos desde o primeiro edital da Lei João Bananeira... e vinte e sete anos desde o 1º e 2º Fest Rock em Campo Grande, realizados em 1992 e 1994, os maiores shows de rock que Cariacica já realizou.

Nos anos 90 não existia uma secretaria de cultura, mas tão somente um "departamento de cultura, esporte e lazer", que se resumia a uma pequena sala com paredes de divisórias bege, sem janela, sem telefone, uma mesa de escritório daquelas bem simples e umas cadeiras velhas, no mesmo prédio que hoje abriga a prefeitura.

Lembro-me que naquela época nossa luta em Cariacica era pelo reconhecimento do segmento cultural com a criação de uma secretaria de governo, e não apenas um departamento.

Nos corredores da prefeitura, era fácil encontrar Hudson Braga, que já era um militante da cultura "bosta seca", e eu, com meus amigos punks, herdeiros do rock nacional, tentávamos emplacar algum apoio da prefeitura para um show underground.


Na cerimônia de entrega dos diplomas, em dezembro de 2017, Hudson Braga encena e faz uma retrospectiva dos principais momentos da cultura de Cariacica, dos quais participou, lembrando o lançamento da pedra fundamental do Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto

Tempos difíceis (décadas de 80 e 90) em que a cultura era entendida como um aglomerado de pessoas em frente a um palco com uma atração especial, geralmente covers de artistas como Xuxa, RPM e Menudos.

Os maiores acontecimentos culturais eram os comícios políticos que fechavam a Expedito Garcia ou a Avenida Campo Grande, com bandas e cantores famosos.

Aos artistas locais, a prefeitura, na época sob a administração de Aloízio Santos, oferecia uma caixa acústica de voz e um microfone para aqueles que pediam apoio.

Naquele período, os dois Fest Rock foram campeões de audiência nos meios de comunicação e entre o público, alcançando mais de 5 mil jovens presentes em uma só edição.

Historicamente, os Fest Rock em Campo Grande só perdem para os "Carnajoões" e para o show do Paul McCartney.


Os Fest Rock aconteceram, mas só por muita força de vontade e insistência. Ficamos dias literalmente acampados na ante-sala do gabinete do prefeito para uma reunião previamente agendada, mas essa história fica para a próxima crônica...

Bons e velhos tempos de rock and roll em nossa amada Cariacica.

Hoje, a Lei João Bananeira é que é a campeã: importante no apoio aos artistas, é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cultural do município.


Acima, parte da equipe responsável pela Secretaria de Cultura: Evelyn, Renata, Juninho (prefeito) e Erildo (secretário)
Parabéns a todos nós pelos dez anos dessa conquista.

Do seu editor punk, com vários projetos aprovados na Lei João Bananeira, TUDO PELO ROCK! 


Jack Zoopatia na Caravana Punk (2009 a 2012)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

As Palhetadas agradecem!