terça-feira, 30 de julho de 2013

O MPL perdeu o bonde da história


Se todos, ou quase todos no Brasil, desconheciam o MPL - Movimento Passe Livre, continuaram sem conhecê-lo. Mas passaram, por alguns instantes a discutir sua única razão de ser: o passe  livre para estudantes no transporte público nas regiões metropolitanas.

Foi assim que surgiu nacionalmente como catalizador das indignações dispersas e se implodiu na omissão, esse tal movimento, perdendo a carona na história do Brasil em meio a um verdadeiro furacão de manifestações populares.


Para quem e para que "passe livre" se ainda estamos morrendo de fome de tudo? Assumir em rede nacional que seu movimento luta por um motivo tão particular num país racista, elitista, europeizado, que deixa os totalmente pobres alijados da sociedade, um país dominado pela exploração capitalista, foi uma verdadeira obscuridade ideológica.


Chega disso! Brigar somente por passe livre e não assumir todas as reivindicações é um insulto aos brasileiros que foram para as ruas demonstrar sua insatisfação com um país desigual.

Precisamos do MPL lutando por tudo que temos direito (ouço e repito isso desde a década de 80, quando tinha meus 10-11 anos e acompanhava o movimento pelo fim da ditadura no Brasil): saúde, educação e cultura.

Precisamos do MPL como um verdadeiro meio para a construção de uma outra sociedade (assim descrito em sua Carta de Princípios).


É isso que queremos e precisamos (mesmo aqueles que não sabem o que isso significa).

Do seu editor do capeta, sempre apostos para defender a dignidade humana, aos seguidores do Palhetada do Diabo! Até a próxima...

2 comentários:

  1. Vc ta totalmente desinformado ou malinformado, em diabo. O MPL não é passe livre apenas para estudantes. É mobilidade urbana sem catracas. Se vc não consegue lutar por tudo que queira, não peça a outros que faça por vc! Faça sua parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo diabo e pela manifestação em nosso blog.
      O texto expressa apenas uma opinião em uma visão de mundo, mas devo me retratar pelo trecho em que cito o MPL como "esse tal movimento".
      O movimento estudantil no Brasil sempre esteve atrelado às transformações políticas e culturais mais importantes de nossa história, e o MPL se mostrou grandioso, organizado e mobilizado em seus objetivos. Parabéns ao MPL pela demonstração de como podemos mudar o mundo.
      Em momento alguns quis menosprezar ou menorizar sua importância.
      O texto é apenas uma opinião de base jornalística, sociológica, psicológica, filosófica e política.
      Grande abraço, de seu diabo de sempre...

      Excluir

As Palhetadas agradecem!